Copyleft

From Propriedade Intelectual
Jump to navigation Jump to search
“Chico feliz” com só alguns direitos reservados!

O copyleft “🄯” é uma diferente maneira de usar as leis autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra intelectual protegida pela norma tradicional.

A sua nomenclatura e principal conotação, tanto jocosa quanto crítica, é originada de um mero trocadilho com o termo “copy + right”, literalmente convertido em “copy + left”, razão pela qual o seu símbolo é um “©” ao contrário (espelhado). Todavia, observa-se também que, a partir de conjugações do verbo “to leave” (deixar), inclusive em vários tempos (present perfect, simple past, past participle, past perfect, past perfect subjunctive, past subjunctive, future perfect e conditional perfect), a flexão “left” gera um apropriado novo sentido, cuja tradução livre para a língua portuguesa significa “deixe copiar”, isto é, uma expressão notadamente aplicável ao conceito.

Em breve resumo, as licenças copyleft licenciam os direitos do copyright, mas obrigam todos os licenciados a fazer referência ao autor da obra e a utilizarem o mesmo modelo de licenciamento nas redistribuições do mesmo original, de cópias ou de versões derivadas.