Wiki

From Propriedade Intelectual
Jump to navigation Jump to search

O termo então “wiki” deriva da palavra havaiana “wiki-wiki”, que significa veloz, e é uma referência à rapidez e facilidade com que o conteúdo pode ser atualizado e modificado por qualquer pessoa (usuário) com atributo de administrador/editor (apenas estes no caso aqui da propriedadeintelectual.wiki.br; não é regra geral, cuja base aberta figura ser essencialmente o padrão: colaborativo).

Tecnicamente, a maioria das ferramentas wiki usa uma linguagem de marcação simples, como o Wiki Markup Language, para formatar o conteúdo, o que permite que se insira o texto, adicione imagens, links e outros elementos sem a necessidade edição em HyperText Markup Language – HTML – ou outras linguagens.

Além disso, gera um ambiente com recurso de histórico de revisão, que permite que os leitores possam ver todas as mudanças feitas em uma página (“verbete”) específica. Isso é particularmente útil em conteúdos dinâmicos.

As wikis também podem ser usadas para criar sites completos (este caso), incluindo manuais de instruções, documentos de referência, enciclopédias online, entre outros. O exemplo mais famoso, sem dúvidas, é a Wikipédia, que é editada por milhares de voluntários em todo o mundo.