Ensino Médio

Fonte: Propriedade Intelectual
Revisão em 17h10min de 21 de maio de 2023 por JoaoAdemar (discussão | contribs) (Created page with "O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica, que tem como finalidade proporcionar uma formação mais aprofundada e preparar os estudantes para o ingresso numa formação superior, mercado de trabalho e exercício pleno da cidadania. Nessa fase, os estudantes têm a oportunidade de escolher áreas de conhecimento específicas, direcionando seus estudos para suas aptidões e interesses. Seu currículo é estruturado de forma a garantir uma formação ger...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica, que tem como finalidade proporcionar uma formação mais aprofundada e preparar os estudantes para o ingresso numa formação superior, mercado de trabalho e exercício pleno da cidadania. Nessa fase, os estudantes têm a oportunidade de escolher áreas de conhecimento específicas, direcionando seus estudos para suas aptidões e interesses.

Seu currículo é estruturado de forma a garantir uma formação geral, comum a todos os estudantes, e uma formação diversificada, que permite a escolha de itinerários formativos. As disciplinas obrigatórias incluem língua portuguesa, matemática, história, geografia, física, química, biologia, filosofia e sociologia. Além disso, os estudantes podem optar por áreas de conhecimento, como linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas.

No Brasil, o Ensino Médio é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB –, que estabelece as diretrizes para essa etapa de ensino. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – define as competências gerais e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes, em adição às regras do Novo Ensino Médio, introduzido pela Lei n.º 13.415/2017, que trouxe mudanças na estrutura curricular e a possibilidade de maior flexibilização dos currículos, visando uma formação mais contextualizada e conectada com a realidade dos estudantes.