Discussão:Propriedade Intelectual na Educação Infantil?
Objetivos do Projeto Geral
Acerca do projeto mencionado no verbete, enquanto atividade vinculada à linha “Educação para Cidadania e Cultura de Respeito Autoral” do Grupo de Extensão Socialização em Propriedade Intelectual, seu objetivo focou o desenvolvimento de competências criadoras e noções de autorias, inclusive próprias, perpassando: 1. Atributos de ética e cidadania no tocante ao respeito aos direitos autorais, o que converge, por exemplo, na noção de plágio (problema recorrente em atividades escolas); 2. Vocação literária, artística e científica das crianças envolvidas; e 3. Audiência às produções dos estudantes nas ações desenvolvidas, a partir da publicação em suportes físicos e virtuais.
A metodologia para a efetivação deste projeto obedeceu três passos primários: 1. Catalogação do acervo e a organização dos espaços, com a produção de material orientador para o estudante; 2. Atividades práticas: A. Rodas de leitura; B. Oficinas de escrita criativa; C. Colóquios sobre ética e estética; e D. Bate-papo com autores; e 3. Produção e publicação de diversos gêneros discursivos.
Neste espaço, foram criadas/vivenciadas ações lúdicas, como jogos e brincadeiras, e outras, como a organização/elaboração de portfólio de materiais (slides, cartilhas, imagens, vídeos etc.), muitos socializados no Blog da Escola, tendo os alunos como os próprios autores. Também, as crianças foram levados à criação de “novas obras” (lato senso), e/ou adaptações de obras anteriores (qual obras derivadas) e/ou recriação obras famosas/já conhecidas.
Como resultados, para além dos qualitativos subjetivos relacionados aos envolvidos ativa e passivamente, teve-se um conjunto de recursos educacionais a serem acessados e replicados em outras Escolas da Rede, bem como em quaisquer outros ambientes, mesmo não escolares, nos quais a prática da leitura possa se fazer formalmente presente.