Aprendizagem Criativa
A aprendizagem criativa é uma abordagem educacional centrada na promoção de ambientes que estimulam a criatividade, a experimentação e o aprendizado colaborativo. Baseada nos princípios do construcionismo de Seymour Papert, incentiva a integração da ciência, da tecnologia, da inovação etc. à cultura “mão na massa”. Seu foco, nos propósitos compilados neste wiki, está em capacitar alunos da Educação Básica a transformarem ideias em realidade, por meio de projetos que os engajam em atividades práticas, divertidas e desafiadoras, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas.
No Brasil, a aprendizagem criativa tem ganhado força com crescente movimento liderado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, que tem como missão promover ambientes educacionais mais criativos, lúdicos e relevantes, baseados nos chamados “4 Ps”: projetos, paixão, pares e pensar brincando. Com esse espírito comunitário, promove, junto a educadores das mais diversas áreas, a criação de espaços onde crianças e jovens podem imaginar, criar, brincar e compartilhar suas descobertas, seguindo a espiral contínua de aprendizado, nomeada especificadamente Espiral da Aprendizagem Criativa.
Dentro dessa perspectiva, o “Grupo de Educadores para Socialização da Propriedade Intelectual” desenvolve linha direcionada para esses construtos, cujo objetivo envolve justamente a integração dos conceitos de STEAM, Cultura Maker e Robótica. Por meio dela, o grupo capacita estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Félix Araújo (uma das mais tradicionais instituições de ensino da Rede Pública de Campina Grande), por meio de um “Clube de Aprendizagem Criativa”, a desenvolver projetos inovadores que combinam criatividade com o uso de tecnologias emergentes, promovendo o aprendizado de forma colaborativa e prática. Ao mesmo tempo, os alunos são introduzidos a noções de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo, ajudando-os a compreender a importância de proteger suas criações e de atuar de maneira ética e responsável no mundo da inovação.
Cria-se, pois, um elo fundamental entre a prática educacional e a preparação dos estudantes desde cedo para alguns dos grandes desafios das próximas décadas, desenvolvendo habilidades essenciais, como trabalho em equipe, autonomia e capacidade de inovação.